24 de dezembro de 2012

Smile





Resolvi que escreveria algumas palavras , mas não apenas para os meus amigos. Mas sim, como outro ser humano que deseja ajudar a modificar certas coisas para que cada um possa ser mais e mais feliz.
Vamos começar pela palavra FELICIDADE, a gente bota tanta pilha nela, que esquece que ela acontece enquanto a gente está dando um sorriso bobo com a alma. Ser feliz é apreciar as menores maiores coisas da vida. É olhar nas entrelinhas do dia a dia. É abrir os olhos pela manhã e aproveitar as mínimas oportunidades! É respirar mais profundamente, mesmo.

Olhando para o mundo e para as pessoas com o melhor olhar possível. 
Os detalhes são as maiores fontes de riqueza diária. É separar, literalmente, o joio do trigo!

Agora para que olhemos para a fora, vem o passo que eu acredito ser o mais difícil,  é preciso que cada um de nós olhe para dentro. E isso requer duas coisas: livrar-se dos pré conceitos e muita maturidade, essa parte dói (já vou avisando, logo). É quando a vida exige na marra teu crescimento, na marra mesmo, afinal, a gente nunca está preparo. Nunca!
E quando a gente olha bem lá no fundo, a gente se depara com o passado, o nosso, e com o futuro, aquele que deixamos de olhar já tem algum tempo, porque a gente esqueceu há algum tempo que a gente está vivo... Porque ficamos preocupados em sobreviver, e nos esquecemos de olhar para a vida! 

E a vida é IMENSA! Muito maior do quadradinho que a gente teima em colocá-la...
Essa parte eu chamo de “Se reconhecendo no espelho”:  Aquela fase que você consegue lembrar de quem você sonhou em ser um dia. É o que aqueles livros medonhos de auto ajuda chamam de auto- estima.

(Preciso fazer um parênteses, " - Não percam tempo lendo isso, conversem com um amigo. Não tem um desses? Saia agora e faça um novo amigo! Eles vão falar tudo o que os caras escreveram nos livros, com a diferença que você não vai gastar dinheiro, vai sorrir e ganhar um abração no final..")

Auto- Estima: É quando a gente se toca, que apesar de váaaarias coisinhas, a gente é muito legal. A gente evoluiu ...e começa a ter ESTIMA por aquilo que nos tornamos. Mesmo que estejamos longe daquilo que a gente achava que se tornaria, quando éramos adolescentes. Sabendo aproveitar melhor as situações que a vida impõe, e eu chamo essa parte de desenvolver suas habilidades: CONFIAR. Confiar em você mesmo, no seu discernimento e valores. Não é uma habilidade nada fácil de se desenvolver, pois somos fabricados com a pecinha da culpa, e sempre nos punimos por tudo.
Mas essa auto- confiança é fundamental para nos conduzirmos pela vida. É uma habilidade para exercitarmos diariamente, e para sempre.

 Mas para confiarmos em nós, primeiro precisamos saber exatamente quem nós nos tornamos. Como confiarmos em quem não reconhecemos mais??? É preciso INTEGRIDADE para darmos o próximo passo.
Essa parte da integridade a gente pode parar para pensar e chegar há uma conclusão: Danou-se! As vezes a gente conduziu a vida de uma maneira tão maluca que agora ficará difícil de se  manter fiel às suas palavras e compromissos. Daí fica aquele jogo de empurra dentro do peito e do cérebro da gente. Essa parte é importante: Auto- avaliação!  
Nessa parte eu abro um parênteses para  a importância de se livrar de alguns pesos: Culpas, preconceitos, medos e crenças. Digo sempre e repito: Nem a terra sob nossos pés está estagnada. Então, por que a gente precisa ser fixo? A graça da coisa está mesmo em se permitir mudar, transformar, evoluir... Na natureza nada é constante, reparem bem. A SABEDORIA  da coisa está em se divertir ao máximo com as mudanças, transformando-as em oportunidades! Pois cada vez que a gente vai contra aquilo que precisamos, queremos e acreditamos... a gente perde a auto-fé! A gente decepciona a gente mesmo e passa a nos tratar com desrespeito.
Viver é um risco,  que a maioria das pessoas abre mão, se escondendo atrás das situações por pura comodidade e COVARDIA. A maioria abre mão de saber quem é. Eu pergunto: como pode? Sinto pena dessas pessoas, jamais saberão sobre a intensidade de viver. Tudo que o produzimos literalmente acaba fazendo parte de quem somos.

Parece que a hora é agora.
2013!
Vamos olhar mais no fundo dos nossos olhos.
Vamos fazer amigos e se reconquistar  todo dia.
Vamos nos perdoar e seguir em frente, pois a vida é LINDA e cheia de INCALCULÁVEIS OPORTUNIDADES!

Sejamos felizes,
FELIZ 2013!!!



Um comentário:

Marcos disse...

fazer novos amigos é bom. melhor que ler autoajuda. mesmo quando esses amigos são "estranhos". rsrsrs.