
Tenho uma professora que do alto de sua vasta sabedoria se mantêm em pleno estilo Socrático.
Parece que os seres favorecidos encefalicamente tendem a este comportamento.
Cá muito entre nós, ela é basicamente um “mestre do magos” pós moderno, para cada pergunta, ela solta outro questionamento mais abrangente, e sinceramente some atrás de alguma pedra... deixando-nos lá com cara de paisagem, com cérebros super aquecendo nas noites e dias vindouros.
Andei pensando novamente em questionamentos nada saudáveis pro momento, eis que deparei com Sócrates em sua conhecida frase de Orkut :“Só sei que nada sei”.
Sabedoria condensada em uma única e singela junção de símbolos, tão bem codificados em seu pleno e abrangente significado...e há um baita tempo por sinal...Antes, bem antes de Jesus já tinha gente sendo condenada por defender a Verdade.
Vamos simplificar a coisa, se é que dá pra agir sem comportamento “Mestre dos magos” nesta situação.
Hoje buscamos tanto tudo (que em geral é nada ...coisas vazias), que perdemos a capacidade de compreender a Verdade das coisas. A tecnologia, a evolução social tem mesmo nos prendido sozinhos dentro de nós, e por alguma razão “alienígena” estamos perdendo a capacidade do questionamento.
(Aquele comportamentozinho que o cara tanto gostava, e a minha professora também hehehe)
Bom, a bem da verdade é que hoje deixamos que questionem sem questionamento algum, as respostas que buscamos, então as encontramos prontinhas em algum lugar do Google.
Não lhes parece legal, mas é isto mesmo.
Enquanto uns tomavam cicuta pra defender posicionamentos e questionamentos a gente tem a postura do “Hã, é comigo...ah deixa pra mais tarde.Eu acredito em qualquer coisa, desde que eu não tenha que pensar muito”...e enfiamos goela abaixo, e só.
Não estou filosofando, estou buscando algo ou se preferirem: estou fazendo uma investigação cega sobre os desdobramentos das coisas que me incomodam, paradigma bem meu.
Parece que estou filosofando.
(rsrsrs...depois não entendem quando cito o Batman, e sua frieza inglesa diante de um precipício...)
Como eu ia dizendo...evolução do que mesmo? Dos Homens? Parece que não, ainda matamos quem pensa, no mínimo limitamos seu conhecimento.
Vejam a situação das mulheres muçulmanas.Bom, aí terei críticos colocando que é uma questão cultural, eu prefiro pensar que é uma questão humanitária.Moramos todos no mesmo planeta ou não?Porque quando acabar a água seremos de fato “todos seres humanos” ...?E gente é feito tudo igual. Carne, osso e algum sentimento.(Que dependendo está no cérebro ou n’alma...)
Parece que o filósofo já sabia das coisas :
É melhor morrer defendendo uma vida justa à viver inverdades!
Porque é só através da verdade e da justiça que se evolui verdadeiramente.
O cara já falava da importância de nos conhecermos, mas nós altamente contemporâneos achamos bacana é camiseta com filtro solar...
Quando será que chegaremos em algum nível razoável de sabedoria?
Onde nosso eu, nossas verdades e paixões nos dêem coragem de tomar a cicuta da vez?
Estando nós antes de tudo, valendo cada gota de nosso suor, fazendo questionamentos e considerações internas valer o veneno do auto conhecimento.
Sócrates disse:
“A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.”
Conheço gente moderna que diz:
Se a tua consciência está tranqüila, que se Foda a tua reputação!
(graças à Deus existem pensantes sobre esta Terra, em números restritos de fato, mas quase se enche um mão inteirinha RS). Mas ao que parece ainda hoje a maioria segue o que o mesmo pensador observou no comportamento humano, somos embalagens ambulantes sem conhecimento algum sobre a terra , nossa reputação do parecer vem antes inclusive do direcionamento de nossas vidas. Nos tornamos só isso?
A importância da liberdade do pensamento, do auto conhecimento só me faz pensar que existindo a falta deles nos tornamos escravos de nossa ignorância, covardes e sem confiança em nós mesmos.
A importância da sensibilidade dos poetas, a particularidade de ser como se é, a essência individual e a verdade são hoje banalizados como na Grécia já o era...
O processo lógico de evolução pecou na demora, nossas mentes (que tão pouco conhecemos) só serão livres e plenas, quando nossa mente for no peito, defendermos nossas verdades e crenças, e termos pleno domínio de cada compartimento nela guardada...haja boa vontade, aplicação e esmero.
Do contrário só tomando cicuta, ou sendo o Batman.
Amne
Obra: Dali "Premonição"